Agentes Comunitários aprendem sobre prevenção de deficiências

Agentes Comunitários aprendem sobre prevenção de deficiências 1

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências, sejam elas físicas ou intelectuais, poderiam ser evitadas. E é visando esse cuidado que os agentes comunitários de saúde (ACS) participaram de uma palestra na tarde de ontem (26).

Foram expostos os diversos tipos de deficiência e as medidas de prevenção possíveis. “As deficiências podem ser evitadas com alguns cuidados desde antes da gravidez até depois do nascimento. Por isso é importante que os ACS, que estão em contato com a população diariamente, saibam os procedimentos para que possam orientar essas pessoas corretamente”, afirma a psicóloga Tamiris Almeida.

Estima-se que no Brasil cerca de 15 mil pessoas tenham algum tipo de deficiência. “Prevenir é uma necessidade urgente e pressupõe o conhecimento das causas ou situações de risco capazes de gerar mais crianças deficientes”, coloca a coordenadora de educação especial, Márcia Cristina de Souza.

Medidas simples como vacinação, exames de rotina e alimentação adequada são muito importantes para prevenir deficiências. “Nossos médicos e agentes de saúde estão à disposição para dar informações e sanar as dúvidas a respeito do assunto. O importante é estar bem informado”, conclui o secretário de saúde, João Miranda.


Comentários

Comentários